Cursos & Eventos

De 02/08/2016 a 04/08/2016 - Realizado

Projetos de Sistemas de Esgotamento Sanitário (In Company)

Professores:  Eduardo Pacheco Jordão – Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), mestrado em Civil Engineering - University of Wisconsin-Madison (1965) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1998). Professor associado aposentado da Escola Politécnica da UFRJ, pesquisador visitante emérito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e consultor ´ad hoc´ da Financiadora de Estudos e Projetos. Tem larga experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em tratamento de esgotos, atuando principalmente nos seguintes temas: processos biológicos de tratamento, esgotos sanitários, lagoas de estabilização, reatores anaeróbios, e planejamento de sistemas de esgotamento sanitário. É autor do livro "Tratamento de Esgotos Domésticos" (ABES), que já em sua 7a edição vendeu 15.000 exemplares, e de "Tratamento de Esgotos Sanitários em Empreendimeentos Habitacionais" (CEF).. Tem ministrado cursos em vários estados e no exterior, e prestado consultoria a empresas de saneamento e de projeto.

Ana Silvia Santos – Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Engenharia Civil - Tecnologia de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Atua em projetos de engenharia aplicados ao saneamento ambiental, esgotamento sanitário, tratamento de águas residuárias, gestão de resíduos sólidos e controle de poluição das águas.

Ementa: ï‚· Introdução ao Sistema de Esgotos Sanitários;

ï‚· Características dos esgotos;

ï‚· Transporte – sistema unitário, separador, convencional dinâmico ou estático;

ï‚· Partes constituintes do SES: rede, elevatória, ETE, emissário;

ï‚· Legislação aplicável (federal e local);

ï‚· Caminhamento da rede; Concepção do sistema de coleta e afastamento de esgotos sanitários (NBR 964886);

ï‚· Exercício de lançamento da rede em planta; trabalho de campo/ interferências, sentido de fluxo, PVs; Programa de Capacitação EMBASA 2016-R01 20

ï‚· Elaboração de planilha de projeto, parâmetros de dimensionamento, Normas;

ï‚· Resolução completa de trecho;

ï‚· Elaboração final da planilha; Discussão; Sistemas simplificados.

Vagas: 0






<< Voltar

  Alameda das Espatódeas, nº 479, sala 203,

  Caminho das Árvores, Salvador - BA - CEP 41820-460

  facebook.com/ABES.BA  /  abes-ba@abes-dn.org.br / (71) 3341-1380