Cursos & Eventos

De 17/11/2015 a 20/11/2015 - Realizado

CURSO: PROJETOS DE ETA

Carga Horária - 32 horas

Horários: 08h00 - 12h00 / 13h30 - 17h30

Local: Vitória da Conquista - BA

Objetivo – O objetivo do curso é apresentar e discutir os principais processos unitários envolvidos no tratamento convencional de tratamento de águas de abastecimento, de forma a preparar os profissionais para atividades relacionadas ao desenvolvimento de operação e projeto das unidades dos sistemas de tratamento.

Público  alvo – Engenheiros de empresas de saneamento, consultoras que prestam serviços em sistemas de abastecimento de água, bem como a estudiosos ou acadêmicos interessados pelo tema/campo de trabalho.

Instrutor –  Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1988), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1993) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase nas áreas de tratamento convencional e avançado de águas de abastecimento, tratamento de águas residuárias, processos fisico-químicos de tratamento e qualidade da água.  

Metodologia -  um curso prático de tratamento convencional de tratamento de águas de abastecimento com vistas a preparar os profissionais envolvidos com operação e o planejamento dos sistemas produtores para o atendimento à demanda por abastecimento de água, considerando os problemas de qualidade da água bruta e os processos de tratamento. 

Conteúdo programático:  

1. Parâmetros de qualidade de águas de abastecimento. Concepção de estações de tratamento de água para sistemas que exploram os diversos tipos de mananciais (represas, rios, protegidos (incluindo os de serra), urbanos), vantagens e desvantagens de diferentes concepções. Aspectos legais. (2 horas)

2. Coagulação. Critérios de projeto de unidades de mistura rápida hidráulica e mecanizadas, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo. (4 horas)

3. Floculação. Critérios de projeto de unidades de floculação hidráulica de escoamento horizontal e vertical e unidades de floculação mecanizadas, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo. (4 horas)

4. Sedimentação. Critérios de projeto de decantadores convencionais de fluxo horizontal e decantadores laminares, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo. (4 horas)

5. Filtração. Critérios de projeto de sistemas de filtração rápida e de filtração direta, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo. (4 horas)

6. Desinfecção. Critérios de projeto de unidades de desinfecção mediante o emprego do cloro como agente desinfetante, aplicações, vantagens e desvantagens de cada tipo. (2 horas)

7. Fluoretação e correção final do pH (2 horas).

8. Concepção de sistemas de tratamento de lodos de estações de tratamento de água. Cálculo de produção de lodo. Balanço de Massa. (4 horas)

9. Projeto de sistemas de equalização e recuperação de água de lavagem de filtros. (3 horas)

10. Projeto de sistemas de adensamento e desidratação de lodos de ETAs e disposição final. (3 horas) 

Vagas: 17






<< Voltar

  Alameda das Espatódeas, nº 479, sala 203,

  Caminho das Árvores, Salvador - BA - CEP 41820-460

  facebook.com/ABES.BA  /  abes-ba@abes-dn.org.br / (71) 3341-1380