Cursos & Eventos

De 17/11/2015 a 19/11/2015 - Realizado

CURSO: FUNDAMENTOS DE HIDROLOGIA PARA ANÁLISE DE PEDIDOS DE OUTORGA - AVANÇADO

Carga Horária - 24 horas

Horários: 08h00 - 12h00 / 13h30 - 17h30

Local: Salvador - BA

Objetivo - Ao final do curso os participantes terão condições de compreender os fundamentos básicos do ciclo hidrológico, descrevendo as principais características do monitoramento das variáveis de interesse, com vistas a proceder todas as etapas relacionadas com as análises dos pedidos de outorga. Os participantes serão capazes, também, estimar as vazões de referências adotadas, avaliar as demandas dos pedidos de outorga e realizar o balanço hídrico.

Público  alvo - Engenheiros de empresas de saneamento, consultoras que prestam serviços em sistemas de abastecimento de água, bem como a estudiosos ou acadêmicos interessados pelo tema/campo de trabalho.

Instrutor –  Dr. Jaildo Santos Pereira.

Professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB, Mestre e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS, Especialista em Economia e Política de Gestão de Água para a Agricultura pela Universidade Politécnica de Madri/Espanha. Possui uma larga experiência em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos, já tendo atuado como consultor de diversos organismos nacional (Agência Nacional de Águas, Ministério do Meio Ambiente, etc. e internacionais (Organização dos Estados Americanos (OEA), Banco Mundial e UNESCO). Atualmente, na UFRB coordena o Núcleo de Pesquisa em Engenharia Sanitária e Ambiental (NUPESA) e é vice-coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Segurança Social. Integra a Câmara Técnica de Cobrança pelo Uso da Água do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CTCOB/CNRH).

Metodologia:  O curso se processará intercalando apresentação de conceitos e realização de aulas práticas ministradas através de computadores. Para as aulas práticas, serão utilizados os dados hidrometeorológicos disponíveis no Sistema de Informações Hidrológicas mantido pela Agência Nacional de Águas - ANA (HIDROWEB) e um conjunto de aplicativos de domínio público, a exemplo do HIDRO, desenvolvido pela ANA.

Conteúdo programático:

  • Introdução – a outorga como um dos instrumentos da gestão de recursos hídricos.
  • Hidrometria aplicada: medição de variáveis hidrológicas; levantamento batimétrico; medição de vazão líquida
  • Vazões de referências adotadas nas análises dos pedidos de outorga - definição de vazões de referência e limites de utilização;
  • Métodos para dimensionamento das vazões de referências - estimativas das vazões de referência com a utilização dos seguintes métodos: HIDRO (aplicativo desenvolvido pela Agência Nacional de Águas); Método das vazões instantâneas; e Outros modelos.
  • Balanço hídrico aplicado no controle dos pedidos de outorga - apresentação do Sistema de Controle de Outorgas desenvolvido em planilhas eletrônicas com realização de exercícios utilizando dados reais de pedidos de outorga

Vagas: 8






<< Voltar

  Alameda das Espatódeas, nº 479, sala 203,

  Caminho das Árvores, Salvador - BA - CEP 41820-460

  facebook.com/ABES.BA  /  abes-ba@abes-dn.org.br / (71) 3341-1380