Cursos & Eventos

De 11/11/2015 a 13/11/2015 - Realizado

CURSO: EPANET

Carga Horária - 24 horas

Horários: 08h00 - 12h00 / 13h30 - 17h30

Local: Salvador - BA

Objetivo – Ao final do curso os participantes terão condições de efetuar simulação de redes através do programa EPANET, que auxilia o planejamento, a operação, a manutenção e a reabilitação de sistemas de abastecimento de água. Os participantes serão capazes, também, de dimensionar redes e elevatórias, economicamente, através do programa LENHSNET.

Público  alvo – Engenheiros de empresas de saneamento, consultoras que prestam serviços em sistemas de abastecimento de água, bem como a estudiosos ou acadêmicos interessados pelo tema/campo de trabalho.

Instrutor –  Dr. Heber Pimentel Gomes.

Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UFPB, mestre em Hidrologia pelo CCT/UFPB, especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela USP/São Carlos, especialista em Engenharia de Irrigação pelo CEDEX/Espanha e doutor em Hidráulica pela Universidade Politécnica de Madrid. É autor de cinco livros, dentro os quais “Sistemas de Abastecimento de Água – Dimensionamento Econômico”, de inúmeros trabalhos publicados no Brasil e no exterior e é consultor de organismos nacionais e internacionais. É Coordenador do Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento – LENHS/UFPB e responsável pela tradução do programa EPANET para o português falado e escrito no Brasil.   

Metodologia :

As metodologias apresentadas visam à simulação de redes e distribuição de água, de maneira a possibilitar a realização de testes durante o projeto, a construção e após o funcionamento da rede, através da simulação hidráulica de seu comportamento. As metodologias permitem também a analise de qualidade da água na rede, possibilitando o rastreio, o tempo de percurso e a modelação de cloro residual. O curso se processara com aulas praticas, ministradas através de computadores. As metodologias de simulação de redes de abastecimento de água serão expostas com o auxilio do programa EPANET 2.0, desenvolvido pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA). Será utilizada a versão do EPANET, em português do Brasil, desenvolvida pelo Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica (LENHS) da UFPB, coordenado pelo instrutor. A parte do curso referente ao dimensionamento econômico de sistemas de distribuição de água se processará através do programa LENHSNET, desenvolvido pelo LENHS/UFPB, na mesma interface do programa EPANET. 

Conteúdo programático: 

  • Princípios de gestão técnica de sistemas de abastecimento de água.
  • Introdução à simulação de sistemas de abastecimento de água.
  • Introdução ao uso do EPANET 2.0.
  • Dados para a construção de um modelo;
  • Modelação hidráulica; operação com bombas em paralelo; modelagem de booster; parada do bombeamento no horário de ponta; modelagem com inversores de freqüência; importação de arquivos do AutoCAD; redes abastecidas por poços e vários por vários reservatórios; modelagem de válvulas redutoras de pressão, sustentadoras de pressão, controladoras de vazão etc.  
  • Modelação de qualidade da água e de diversos tipos de reservatórios.
  • Dimensionamento econômico de redes e elevatórias através do programa LENHSNET.
  • Reabilitação de redes com base no programa LENHSNET.

Vagas: 15






<< Voltar

  Alameda das Espatódeas, nº 479, sala 203,

  Caminho das Árvores, Salvador - BA - CEP 41820-460

  facebook.com/ABES.BA  /  abes-ba@abes-dn.org.br / (71) 3341-1380